current language
Portugal disponível nos seguintes idiomas:
Ou seleccione o seu website TÜV Rheinland do país que pretende

Certificação de Sistemas de Gestão de Segurança Funcional (SGSF)

Certificação de Gestão de Segurança Funcional | TÜV Rheinland

Melhore a sua eficácia, com um Sistema de Gestão de Segurança Funcional certificado

As normas de segurança funcional, como a IEC 61508 e a IEC 61511, e as normas do setor industrial associadas, como a norma do setor automóvel ISO 26262, definem requisitos para a gestão de segurança funcional e para as avaliações de segurança funcional, bem como a documentação necessária para esses procedimentos. Os gestores e engenheiros de projeto têm a obrigação e a responsabilidade de manter a conformidade com esses requisitos, em todas as fases relevantes do ciclo de vida da segurança. Os nossos serviços de auditoria e certificação baseiam-se nesses requisitos e apoiamos as empresas no desenvolvimento de um sistema de gestão de segurança funcional compatível.

Com base nas normas ISO 17021 e ISO 17065, a TÜV Rheinland disponibiliza os seus serviços de auditoria e certificação de Sistemas de Gestão de Segurança Funcional (SGSF) e respetivos processos, de acordo com os requisitos estabelecidos pelas seguintes normas internacionais:

  • IEC 61508 / IED 61511 - Gestão de Segurança Funcional (GSF)
  • ISO 26262 - Gestão de Segurança Funcional do Setor Automóvel (GSF-A)

O processo de auditoria e certificação começa com uma auditoria prévia, à qual se segue uma análise documental, uma auditoria de certificação e, finalmente, a certificação inicial. Após a certificação inicial, realizamos auditorias de vigilância e auditorias posteriores de renovação da certificação, a fim de garantir a conformidade da sua GSF e dos processos respetivos.

Para saber mais sobre como é que a parceria connosco pode beneficiar o seu negócio, contacte os nossos representantes comerciais.

A certificação de Gestão de Segurança Funcional trabalha a seu favor, externa e internamente

A obtenção da certificação da sua GSF ou dos respetivos processos confirma que cumpriu os requisitos definidos pelas normas de segurança internacionais aplicáveis. Isso proporciona à sua empresa uma vantagem concorrencial no mercado, uma vez que tranquiliza os clientes potenciais, bem como aqueles que regressam à sua empresa, quanto ao facto de os seus procedimentos e processos organizacionais cumprirem normas de desempenho de última geração.

Além disso, a avaliação cuidadosa de todos os processos do projeto relacionados com a segurança, como parte do seu Sistema de Gestão de Segurança Funcional, ajuda a aumentar o nível de eficiência e consistência da execução dos projetos de segurança e a melhorar constantemente a qualidade. Em última instância, essas melhorias traduzem-se em economias - tanto de dinheiro como de tempo.

Certificação do seu Sistema de Gestão de Segurança Funcional

Os objetivos da certificação de Gestão de Segurança Funcional são:

  • Definir as atividades técnicas necessárias durante as fases do ciclo de vida de determinado produto ou processo relacionado com a segurança, a fim de alcançar um nível definido de integridade, segurança e capacidade sistemática.
  • Especificar as funções e responsabilidades dos funcionários, departamentos e organizações envolvidos e responsáveis por cada fase relevante do ciclo de vida.
  • Determinar providências organizacionais que garantam que os requisitos técnicos impostos pelas normas de segurança relevantes sejam mantidos de forma eficaz e consistente.

Processo de certificação de gestão de segurança funcional | TÜV Rheinland

Processo de certificação de um sistema de gestão de segurança funcional.

Auditoria de processos e sistemas de Gestão de Segurança Funcional: a experiência é importante

A nossa lista de clientes certificados inclui grandes empresas de todo o mundo: Yokogawa, ABB, Schneider Electric, Siemens, HIMA e Endress+Hauser, entre outras. Muitas das entidades afiliadas destas empresas a nível mundial são auditadas e certificadas relativamente à implementação de um sistema de gestão de segurança funcional maduro. Isso proporciona-lhes uma vantagem competitiva poderosa ao participarem em concursos para fins de contratação de projetos internacionais de segurança, uma vez que a conformidade com as normas IEC 61511 e/ou IEC 61508 constitui um argumento comercial por si só. A auditoria e certificação de GSF realizadas por uma parte neutra, como a TÜV Rheinland, traduz-se numa vantagem de mercado adicional e substancial.

Preencha o formulário de pedido de serviço e comece, hoje mesmo, o seu processo de certificação do Sistema de Gestão de Segurança Funcional!

Certificados de Gestão de Segurança Funcional

A consulta das empresas e dos respetivos certificados de GSF pode ser feita na base de dados Certipedia da TÜV Rheinland. Clique aqui.

Isto também pode ser interessar-lhe

Avaliação de Segurança Funcional

Com a nossa certificação de segurança funcional, avaliamos os produtos e fornecemos relatórios técnicos | TÜV Rheinland

Certificações de segurança funcional baseadas em normas internacionais para produtos relacionados com a segurança.

mais

Segurança Funcional de Maquinaria

Segurança funcional de maquinaria | TÜV Rheinland

Certificação da segurança funcional e mais, com os nossos serviços de segurança funcional.

mais

Segurança funcional na indústria transformadora

Segurança na indústria transformadora com a nossa competência técnica em segurança funcional | TÜV Rheinland

Garantir a segurança da sua fábrica, com apoio especializado em sistemas de segurança funcional.

mais

Contacto

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!

Últimas páginas do serviço visitadas