current language
Portugal disponível nos seguintes idiomas:
Ou seleccione o seu website TÜV Rheinland do país que pretende

Avaliação de Segurança Funcional

Com a nossa certificação de segurança funcional, avaliamos os produtos e fornecemos relatórios técnicos | TÜV Rheinland

Cumpra as normas de segurança funcional, com avaliações especializadas

Os produtos e componentes elétricos, eletrónicos e programáveis são utilizados nas aplicações relacionadas com a segurança em muitos sectores, e implicam um elevado grau de segurança, confiabilidade e qualidade. A falha pode resultar em situações de perigo para as pessoas e para o ambiente.

Apoiamos as empresas no desenvolvimento e fabrico de produtos e sistemas relacionados com a segurança, em conformidade com as normas IEC 61508 e IEC 61511, e com as normas específicas associadas aos produtos ou aplicações, tais como a IEC 61800, IEC 61496, EN 298, EN 13611, EN 81, IEC 62061, ISO 26262 e ISO 13849. Avaliamos os produtos, fornecemos relatórios técnicos e, se o produto estiver em conformidade com as normas industriais aplicáveis, emitimos um certificado a confirmar as suas capacidades a nível de segurança funcional.

Na qualidade de instituto independente de testes e certificação com presença a nível mundial, temos vasta experiência de trabalho com os líderes da indústria no que se refere a desenvolvimentos de segurança funcional. Os nossos Certificados de Segurança Funcional, bem como as nossas marcas de teste correspondentes, são reconhecidos em todo o mundo.

Saiba mais sobre os nossos produtos de avaliação da segurança funcional.

A certificação de segurança funcional comprova a conformidade

Vantagens da avaliação de segurança funcional | TÜV Rheinland

As nossas avaliações de produtos de segurança funcional ajudam-no a garantir que as normas e requisitos foram cumpridos. Além disso, também ajudam a poupar tempo e dinheiro, ao permitirem que os fabricantes agilizem os seus esforços de desenvolvimento, uma vez que o nosso apoio começa nas fases iniciais de desenvolvimento do conceito. Dessa forma, a nossa equipa de especialistas identifica os possíveis obstáculos logo no início do processo de desenvolvimento. Isso reduz o risco de ciclos de desenvolvimento adicionais não planeados. Documentamos o cumprimento das normas de segurança relevantes através do processo de certificação e da nossa marca de teste, o que reduz a sua responsabilidade e aumenta a confiança na sua empresa.

Avaliações de segurança funcional confiáveis para os seus produtos

Marca de teste de capacidade SIL/PL | TÜV Rheinland

A nossa abordagem metódica para confirmar a segurança funcional inclui - entre outras - as seguintes etapas:

  • Identificar as necessidades de funções de segurança necessárias e redução de riscos. É aplicado um processo de revisões e discussão da função pretendida, bem como uma análise formal de perigos e riscos, a fim de distinguir os perigos e as funções de segurança correspondentes.
  • Avaliação da função de segurança, recorrendo a uma inspeção do Nível de Integridade da Segurança (SIL) da documentação relativa ao desenvolvimento do produto. O SlL refere-se à função de segurança ponto a ponto do sistema relacionado com a segurança, a nível geral, e não apenas a certo componente ou parte do sistema.
  • Garantir que as funções de segurança sejam executadas de acordo com os requisitos identificados e com a intenção subjacente ao respetivo design, tendo em conta as possíveis situações de introdução incorreta por parte do operador e os modos de falha. Isso implica que tanto o design como o ciclo de vida sejam geridos por engenheiros qualificados e competentes, que executem os processos em conformidade com um padrão de segurança funcional reconhecido. Hoje em dia, a norma "mãe" IEC / EN 61508, ou um dos seus padrões específicos para a indústria, constituem os padrões reconhecidos para fins de segurança funcional.
  • Verificação para confirmar se o sistema cumpre os requisitos do SIL atribuído, através da determinação dos parâmetros relevantes associados à segurança, ou seja, a tolerância à falha de hardware (HFT), a probabilidade média de ocorrência de uma falha perigosa em função das exigências (PFDavg), a frequência média de ocorrência de uma falha perigosa (PFH) e a fração de falha de segurança (SFF) dos elementos relacionados com a segurança, em conjunto com os testes adequados. A fração de falha de segurança é a percentagem de falhas num certo elemento que, ao verificar-se, resulta numa falha de segurança do sistema. Os estados perigosos ou críticos são identificados por uma análise de modo e efeito de falha (FMEA, do inglês "Failure Mode Effects Analysis") ou por uma análise de criticidade do modo de falha (FMECA, do inglês "Failure Mode Criticality Analysis").
  • Auditorias de segurança funcional para examinar e avaliar as evidências de que as técnicas adequadas de gestão do ciclo de vida de segurança foram aplicadas de forma consistente e integral nas fases relevantes do ciclo de vida do produto.

Prestamos serviços de avaliação abrangentes para produtos de segurança funcional, incluindo aprovações de tipo para produtos relacionados com a segurança, avaliação e certificação de produtos relacionados com a segurança mecânica, e testes de segurança funcional para componentes automóveis.

Os produtos cobertos pelos nossos serviços de certificação de segurança funcional incluem:

  • Salvaguardas e componentes de segurança em maquinaria (por exemplo, equipamentos de proteção eletrosensíveis).
  • Controladores programáveis ou configuráveis com funções de segurança.
  • Sistemas de condução com funções de segurança.
  • Sistemas de barramento, dispositivos com barramentos de comunicação relacionados com a segurança.
  • Fornalhas, controlos e salvaguardas relativamente ao combustível/ar.
  • Módulos e componentes relacionados com a segurança (por exemplo, relés relativamente aos quais seja possível forçar a orientação dos contactos, interruptores de posição, válvulas).
  • Sensores, como por exemplo, de posição, temperatura, fluxo de massa, nível de enchimento, pressão e deteção de gases
  • ASIC e FPGA nas aplicações relacionadas com a segurança.
  • Produtos de software (ferramentas de compilação, programação e configuração, sistemas operativos, hipervisores, conjuntos de software ou camadas de adaptação).

Aprovações de tipo para produtos relacionados com a segurança

As aprovações de tipo fornecem evidências de que determinado produto cumpre os requisitos das normas pertinentes e de que pode ser utilizado na gama de operações especificada. Constituem igualmente a base para a declaração de conformidade CE do produtor, uma vez que foram aplicadas todas as diretivas europeias pertinentes.

A aprovação de tipo é estruturada através das seguintes fases:

  • Inspeção de conceito: Devido à complexidade dos dispositivos atuais, os testes são realizados paralelamente ao desenvolvimento do produto. A autoridade de testes coopera com o fabricante durante as fases iniciais de especificação e conceção do produto.
  • Inspeção principal: Durante esta fase, o produto é submetido a testes de SF adicionais. Tais testes incluem o cálculo ou validação dos valores quantitativos obrigatórios, em conformidade com a norma IEC 61508, para atribuir certo Nível de Integridade de Segurança (SIL); testes climáticos, mecânicos e elétricos para aferir a aptidão ambiental; testes de segurança elétrica e dos equipamentos; avaliação das providências aplicadas para prevenir a ocorrência de falhas (garantia de qualidade), abrangendo a totalidade do ciclo de vida de certo produto; inspeção e avaliação da documentação do produto, principalmente no que se refere às instruções de instalação/operação e aos manuais de segurança. A inspeção principal é concluída com a elaboração de um relatório de teste final.
  • Certificação: É possível certificar os produtos e processos através da gestão do ciclo de vida do produto. Qualquer requisito de segurança funcional para determinado componente, subsistema ou sistema deverá ser certificado de forma independente, em conformidade com uma das normas de segurança funcional reconhecidas. Um produto certificado é então considerado funcionalmente seguro relativamente a certo SIL ou nível de desempenho específico, no âmbito de determinada gama específica de aplicações. O certificado é fornecido ao cliente com um relatório de teste que descreve o âmbito e os limites de desempenho. Todos os certificados de SF válidos que emitimos para produtos e sistemas relacionados com a segurança encontram-se disponíveis na Certipedia, a nossa base de dados de certificados.

Avaliação e certificação de produtos relacionados com a segurança mecânica

A fim de proteger os funcionários, a sociedade e o ambiente, os sistemas relacionados com a segurança deverão estar em conformidade com a norma IEC 61508, que define as providências aplicáveis para fins de prevenção e controlo de falhas nos componentes e sistemas de segurança funcional. Oferecemos suporte na compilação de documentos e na obtenção das qualificações exatas necessárias para satisfazer os requisitos impostos pela norma IEC 61508. Como parte desses serviços, nós:

  • Realizamos Análises e Diagnósticos de Modo e Efeito de Falha (FMEDA, do inglês "Failure Modes, Effects and Diagnostic Analysis") para componentes mecânicos e subsistemas.
  • Avaliamos o feedback no terreno.
  • Concebemos, realizamos e avaliamos testes de qualificação.
  • Determinamos a probabilidade de falha de componentes mecânicos e subsistemas.
  • Inspecionamos e calculamos sistemas completos e unidades de controlo.
  • Avaliamos a garantia de qualidade nas inspeções de produtos e sistemas.
  • Ajudamos na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias.
  • Certificamos componentes hidráulicos, pneumáticos e mecânicos, em conformidade com a norma IEC 61508 ou ISO 13849.

Entre os produtos mecânicos adequados para fins de certificação de segurança funcional encontram-se incluídos os seguintes:

  • Peças de equipamentos com funções de segurança.
  • Válvulas e subsistemas industriais.
  • Componentes hidráulicos, pneumáticos e eletromecânicos.
  • Unidades e atuadores hidráulicos, pneumáticos e elétricos.
  • Sistemas de controlo hidráulico e pneumático.
  • Sensores para medições de valores de dimensão física, tais como a temperatura, pressão, nível de enchimento e taxa de fluxo.

Depois de confirmar que os seus componentes mecânicos estão de acordo com a norma ISO 61508, aplicamos a nossa marca de teste "SIL/PL capability" (capacidade de SIL/PL).

Testes de segurança funcional para componentes automóveis

Os requisitos ou métodos e processos aplicáveis ao desenvolvimento e fabrico de sistemas elétricos/eletrónicos para a indústria automóvel relacionados com a segurança encontram-se definidos na norma ISO 26262, a qual exige que um instituto de testes externo confirme a segurança funcional dos produtos, a partir de certo nível de segurança. Apesar de o cumprimento da norma não ser obrigatório, o padrão é considerado como a melhor referência na indústria automóvel, pelo que muitos fabricantes exigem que os fornecedores de componentes o apliquem durante o desenvolvimento dos seus produtos.

Os nossos serviços de segurança funcional para componentes automóveis incluem:

  • Testes e certificação de produtos: avaliações voluntárias da segurança funcional dos componentes eletrónicos, com base nas normas ISO 26262 e IEC 61508.
  • Avaliações e supervisão de aprovações de sistemas no âmbito do processo de homologação de componentes eletrónicos para todos os veículos destinados a circulação rodoviária: por exemplo, sistemas de direção baseados na norma ECE-R 79, sistemas de travagem baseados nas normas ECE-R 13 e ECE-R 13H, sistemas mais sofisticados em veículos elétricos, híbridos ou com pilhas de combustível.
  • Qualificação de ferramentas de software para desenvolvimento de sistemas.
  • Certificação de sistemas de gestão de segurança funcional de fabricantes ou fornecedores de componentes automóveis.
  • Formação em design de sistemas para automóveis , em conformidade com a norma ISO 26262.

Além disso, os nossos especialistas podem fornecer informações aprofundadas sobre todas as diretrizes e normas relacionadas com a segurança funcional no sector da indústria automóvel, bem como uma explicação dos Níveis de Integridade de Segurança Automóvel (ASIL, do inglês "Automotive Safety Integrity Levels").

Marcas de teste de "Segurança Funcional" e "Segurança Funcional do Produto"

A marca de teste de "Segurança Funcional" é aplicada a produtos a serem utilizados em aplicações relacionadas com a segurança.

Marca de teste de segurança funcional | TÜV Rheinland
Marca de teste de segurança funcional relativa à segurança do produto | TÜV Rheinland

A marca de teste de "Segurança do Produto, Segurança Funcional" é aplicada a produtos que impliquem padrões de segurança funcional de produto ou aplicação, a serem utilizados nas aplicações relacionadas com a segurança. O comportamento à prova de falhas de todos estes produtos, em função de certo nível de segurança pré-definido (SIL, PL ou outro), tem de ser comprovado, de acordo com o estabelecido pelas normas relevantes.

Para ambas as marcas de teste, terão de ser considerados todos os aspetos de segurança funcional:

  • Integridade de segurança do hardware (comportamento à prova de falhas de design, probabilidade de ocorrência de uma falha perigosa)
  • Integridade da segurança sistemática (Gestão da Segurança Funcional, providências para evitar falhas, controlo de qualidade, documentação)

Além disso, no que se refere à marca "Segurança do Produto, Segurança Funcional", terão de ser considerados todos os aspetos a nível de segurança funcional, produto e requisitos ambientais e elétricos aplicáveis:

  • Requisitos definidos nas normas relativas ao produto
  • Segurança elétrica
  • Requisitos ambientais.

As marcas de teste mostram que os produtos são adequados para serem utilizados em certa função de segurança associada a determinado SIL/PL, em conformidade com os requisitos descritos no manual do utilizador. A marca de teste de "Segurança Funcional, Segurança do Produto" também confirma a adequação do conteúdo dos testes do produto.

As marcas de teste também podem ser emitidas em combinação com a marca de teste de segurança cibernética, contanto que os requisitos correspondentes sejam cumpridos. Para saber mais sobre segurança cibernética na automatização industrial, consulte os nossos serviços.

Experiência e conhecimentos de segurança funcional

Com presença internacional e clientes que, são eles próprios, líderes nas suas áreas, somos uma empresa especializada em segurança funcional respeitada e reconhecida em todo o mundo. A parceria connosco permite-lhe ter acesso a conhecimentos reunidos e aperfeiçoados ao longo de muitos anos de experiência de trabalho no terreno. Em reconhecimento dos nossos padrões elevados, a nossa Divisão de Automatização e Segurança Funcional é acreditada pela DAkkS como organismo de certificação, em conformidade com as normas DIN EN ISO/IEC 17065 (certificado DAkkS D-ZE-11052-02-01), órgão de inspeção, de acordo com as normas DIN EN ISO/IEC 17020 (certificado DAkkS D-IS-11052-04-01), e laboratório de testes, em conformidade com as normas DIN EN ISO/IEC 17025 (certificado DAkkS D-PL-11052-01-00)

Além disso, as nossas marcas de teste e certificados constituem símbolos de transparência e segurança para o consumidor a nível global. As marcas de teste referem-se sempre a uma descrição ou relatório detalhado do serviço e a um certo número de identificação, o qual pode ser utilizado online para rastrear os serviços de testes e certificação que foram realizados.

Marque uma reunião com um dos nossos especialistas!

Descarregamentos

pdf Caso de Referência: HIPPS Castor, Espanha 121 KB Download

Isto também pode ser interessar-lhe

Certificação de Sistemas de Gestão de Segurança Funcional (SGSF)

Certificação de Gestão de Segurança Funcional | TÜV Rheinland

Auditoria e certificação do seu sistema de gestão de segurança funcional.

mais

Segurança Funcional de Maquinaria

Segurança funcional de maquinaria | TÜV Rheinland

Certificação da segurança funcional e mais, com os nossos serviços de segurança funcional.

mais

Contacto

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!

Últimas páginas do serviço visitadas