current language
disponível nos seguintes idiomas:
Ou selecione o site TÜV Rheinland do seu país:
Auditoria de Responsabilidade Social Corporativa | TÜV Rheinland

Auditoria de Responsabilidade Social Corporativa

Como você audita uma cadeia de suprimentos?

Jelena Vidaković - Auditora de Cadeia de Suprimentos

Auditora-líder Jelena Vidaković explica sobre seu trabalho

Graças ao excelente conhecimento do setor e à sua longa experiência, os nossos especialistas permitem o sucesso dos clientes. Eles investigam com grande cuidado se as empresas estão cumprindo com padrões sociais válidos globalmente. Jelena Vidaković é uma dessas especialistas. Ela trabalhou na TÜV Rheinland por oito anos e, como Gerente Regional de Negócios, é responsável pela Europa Central e Oriental. Como auditora líder, ela está familiarizada com todas as auditorias sociais atualmente utilizadas e monitora as cadeias de suprimentos de acordo com a amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative), ICS (Initiative for Compliance and Sustainability), PSCI (Pharmaceutical Supply Chain Initiative), SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit), QMS (Quality Management System) e EMS (Environmental Management System). Ela também ajuda as empresas a formular seus próprios códigos de conduta.

Vidaković, como é um típico dia de trabalho?

Está dividido em duas áreas principais de responsabilidade. Primeiro, do meu escritório em Belgrado, coordeno o nosso negócio de auditoria na Europa Central e Oriental. Em segundo lugar, também conduzo auditorias de cadeia de suprimentos nesta região, o que me leva a estar na estrada a maior parte do tempo.

De que setores são os seus clientes?

Os nossos clientes provêm principalmente da indústria têxtil, mas também temos alguns da indústria metalúrgica e alimentar. Aqui na região dos Balcãs, operamos na Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro, Albânia e vários outros países. Em antigos membros da União Soviética, como a Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Geórgia e Cazaquistão, os nossos peritos estão entre os poucos inspetores que realizam auditorias sociais. Essa é uma das grandes vantagens da cobertura global que oferecemos na TÜV Rheinland.

Que tipo de problemas enfrenta com mais frequência?

Problemas relacionados com a saúde e a segurança dos trabalhadores. Para lhe dar um exemplo específico, as empresas nem sempre asseguram a proteção contra incêndios. Na maioria dos casos, as empresas não estão cientes dos requisitos legais, tais como saídas de emergência corretamente localizadas, vias sinalizadas para evacuação de emergência e um número suficiente de extintores de incêndio facilmente acessíveis. Além disso, dependendo do sistema legal do país, em muitos casos não é necessária documentação relacionada à presença dos funcionários e dos horários de trabalho. Isto gera horas extraordinárias não remuneradas e ao trabalho noturno ou, em geral, a horários de trabalho que não são compatíveis com as normas sociais.

Quão complexas são as auditorias sociais?

A complexidade dos procedimentos - ou seja, das listas de verificação - depende da empresa e do padrão que utilizamos, como o amfori BSCI. Em geral, a maioria das normas sociais são muito mais detalhadas do que as normas ISO. Temos de preencher com precisão os questionários, investigar muitos pontos específicos, realizar entrevistas, realizar pesquisas e fazer verificações cruzadas. Quando auditamos grandes empresas, trabalhamos como uma equipe, e uma auditoria geralmente dura vários dias.

Como garantir que os regimes são adequados e atualizados?

Para cada programa, seja ICS, amfori BSCI ou EMS, temos gerentes que monitoram seu conteúdo e nos informam sobre cada atualização feita pelas iniciativas correspondentes. Os gerentes também nos mantêm atualizados sobre as mudanças em nossos processos internos - porque temos nosso próprio padrão de procedimentos operacionais para cada programa.

Como você realiza uma auditoria?

Em uma auditoria previamente anunciada, eu primeiro converso com a gerência e agendamos uma visita às instalações. Se for uma auditoria não-anunciada, entramos na fábrica imediatamente. Começo por ter uma impressão geral. Depois disso, faço verificações detalhadas e falo com os funcionários. Em muitos casos, a força de trabalho está nervosa, e é por isso que eu me encontro com eles em pé de igualdade e falo com eles de forma aberta e honesta. Afinal, o nosso objetivo é melhorar a sua situação.

Eu encontro a maioria dos pontos fracos durante a minha visita.

Jelena Vidaković

Como você detecta desvios em relação aos padrões definidos?

Eu encontro a maioria dos pontos fracos durante a minha visita. Aqui está um exemplo de uma das minhas auditorias a uma fábrica têxtil: uma máquina de costura com elementos rotativos não foi coberta - isso é claramente um perigo para a segurança. Em um caso como este, eu faço pesquisa para descobrir as regulamentações para este tipo de máquina e como elas devem ser cumpridas, por exemplo, de acordo com o padrão amfori BSCI. Também é importante informar os funcionários sobre esta norma. Se a força de trabalho não conhece o padrão, eu informo e com isso posso tirar conclusões sobre o nível geral de segurança na empresa. Os produtos químicos utilizados nas fábricas têxteis são outro ponto fraco frequente. Estão etiquetados corretamente? Estão sendo manuseados de forma segura?

Como o sucesso do negócio está ligado à responsabilidade?

Oferecemos auditorias de acordo com padrões internacionais que são reconhecidos por organizações públicas, e as conduzimos com mais rigor do que os inspetores governamentais ou nossos concorrentes. É assim que permitimos que as empresas melhorem suas condições de trabalho, auditoria por auditoria, passo a passo. Também investigamos as conexões mais profundas e os pontos fracos que não são visíveis para a gestão de uma empresa durante as operações diárias. Ao ler nossos relatórios, potenciais parceiros de negócios podem ver se uma empresa vale a pena ser considerada como um fornecedor em processos de negócios sustentáveis. Um senso de responsabilidade expresso desta forma vale a pena do ponto de vista econômico de longo prazo.

Como os auditores da TÜV Rheinland adquirem os seus conhecimentos?

Eu me mantenho curiosa, me envolvo na preparação de inúmeros relatórios em uma ampla variedade de setores e mantenho contato próximo com meus colegas. Compartilhamos nossa experiência de forma regular e obrigatória. Além disso, estou familiarizado com as abordagens que são normalmente utilizadas por outras empresas de auditoria. Temos exigências muito altas para o nosso pessoal nesta área. Contratamos auditores com muitos anos de experiência em setores específicos, conhecimento técnico e conhecimento abrangente do idioma local e das leis locais. Além disso, nossos auditores estão autorizados a realizar auditorias de acordo com todas as normas atuais e são membros registrados da Associação de Auditores Profissionais de Conformidade Social (APSCA).

A minha motivação pessoal é o meu desejo de tornar o mundo um lugar mais humanitário

Jelena Vidaković

Qual é a sua motivação pessoal para trabalhar?

A ideia de melhorar as condições de trabalho em todo o mundo. Através das minhas auditorias, ajudo a garantir segurança ao dia a dia de trabalho dos empregados. Isso torna o mundo um lugar mais humanitário. Cada uma das minhas auditorias até agora levou a melhorias específicas nas respectivas empresas.

Downloads

pdf Perguntas e respostas sobre nossos auditores e seus serviços 226 KB Download
pdf Como trabalham os auditores? 189 KB Download

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossas auditorias de cadeia de suprimentos

Solicite um orçamento

Nossos Serviços de Auditoria de Cadeia de Suprimentos

Tópico Supplier evaluation with amfori BSCI Audits

Competitive advantages through a supplier evaluation according to the amfori BSCI Code of Conduct.

Tópico PSCI Audit Program

Supply chain auditing services based on the pharmaceutical industry’s sustainability standards.

Tópico SA8000

Gain a competitive edge through socially responsible leadership.

Tópico Sedex Audit (SMETA)

Document your social and ethical commitments with our Sedex audit in the widely-used SMETA format.

Tópico DETOX for Fashion Supply Chains

We test and train to support fashion industry’s voluntary compliance to the Greenpeace DETOX campaign. and the broader sustainability goals.

Tópico ASI Certification

ASI certification demonstrating the sustainable fabrication of aluminum products.

Tópico Responsible Business Alliance (RBA)

Our RBA audit helps the electronics industry improve social responsibility and safety performance.

Tópico ICS (Initiative for Compliance and Sustainability)

We are ICS accredited, providing professional social auditing services to clients worldwide.

Tópico WRAP Certification

Internationally recognized WRAP certification for export of products to US and other global markets.