current language
disponível nos seguintes idiomas:
Ou selecione o site TÜV Rheinland do seu país:

Benefícios das Auditorias da Cadeia de Suprimentos | TÜV Rheinland

Auditorias de cadeia de suprimentos: Tem tudo a ver com a segurança das pessoas

Frank Dorssers — Vice President Global Field Manager Systems

Redução de riscos, valor agregado à marca, vantagem competitiva: há muitas razões pelas quais uma auditoria de cadeia de suprimentos vale a pena. Nesta entrevista, Frank Dorssers, Global Field Manager Systems da TÜV Rheinland, explica como uma auditoria geralmente acontece e como uma empresa pode se beneficiar dela a longo prazo. Graças à sua posição na empresa, ele sabe tudo sobre as conexões entre responsabilidade e sustentabilidade. Ele é responsável pelo desenvolvimento e expansão internacional do setor de auditoria de cadeia de suprimentos da TÜV Rheinland desde 2013. Do seu escritório na sede da nossa empresa em Colônia, ele trabalha em conjunto com iniciativas como a amfori BSCI (Business Social Compliance Initiative) e SEDEX (Supplier Ethical Data Exchange).

Dorssers, por que uma empresa deve submeter sua cadeia de suprimentos a uma auditoria abrangente?

Nossos clientes têm inúmeras opções para adquirir seus produtos. E especialmente quando um cliente entra numa relação comercial com uma empresa que está localizada longe, é difícil garantir que os produtos em questão são de alta qualidade e foram fabricados em condições de trabalho justas. Além disso, em muitos casos há um risco imprevisível de acidentes. Nesses casos, as auditorias sociais criam transparência e obrigam os fornecedores a divulgar informações críticas. As auditorias criam, assim, confiança entre os parceiros comerciais. Na verdade, as auditorias muitas vezes tornam possíveis as relações de negócios. Às vezes, as empresas só descobrem através de uma auditoria de onde seus produtos são realmente provenientes. E as empresas que lidam de forma justa com seus funcionários também alcançam, em geral, maior qualidade. Além disso, a sustentabilidade e a responsabilidade social são fatores cada vez mais importantes para a sobrevivência das empresas no ambiente comercial global.

As normas sociais garantem condições de trabalho seguras e justas. Como efeito secundário, proporcionam uma vantagem competitiva.

Frank Dorssers

Como as empresas podem saber onde ainda têm de trabalhar para garantir condições de trabalho justas nas suas cadeias de suprimentos que, por vezes, são complexas?

Se uma empresa se tornar membro de uma iniciativa como a amfori BSCI, pode comparar a sua própria cadeia de fornecedores com a base de dados amfori BSCI. Desta forma, pode descobrir quais dos seus fornecedores ainda não foram auditados. E é assim que as empresas podem saber onde ainda há espaço para melhorias em termos de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e CSR (Responsabilidade Social Corporativa). Também podemos verificar o status dos fornecedores por meio de um questionário que pode ser baseado em critérios específicos do cliente, ou em normas internacionais. É assim que criamos a comparabilidade. Estamos cientes das áreas problemáticas de cada país. Por exemplo, em Bangladesh é discriminação no local de trabalho, e na China é o horário de trabalho. Nossos auditores sabem, por experiência própria, como organizar investigações para monitorar esses fatores. Além disso, as auditorias podem ser expandidas individualmente, por exemplo, realizando uma auditoria ambiental em paralelo com a auditoria social.

Como a auditoria confere vantagem competitiva a uma empresa?

As auditorias de normas sociais de cadeia de suprimentos concentram-se principalmente na melhoria da segurança dos trabalhadores e em condições de trabalho justas, e não no sucesso do negócio. Isso, por si só, deveria ser do interesse das empresas auditadas. Como efeito colateral, o cumprimento de um alto padrão que é reconhecido internacionalmente e oferece comparabilidade, pode proporcionar uma vantagem competitiva. Os fornecedores adquirem novos clientes com os requisitos correspondentes e as empresas ganham integridade e podem comercializar as suas marcas com maior confiança. Isso porque os consumidores estão prestando mais atenção aos produtos fabricados de forma justa e à reputação das marcas.

Pode nos dar um exemplo de como uma empresa se beneficia da auditoria a longo prazo?

As marcas de vestuário, especialmente as que possuem os baixos preços como diferencial, são frequentemente criticadas pelas ONGs ou pelos meios de comunicação por condições de trabalho socialmente inaceitáveis. Um dos nossos clientes foi fortemente acusado de utilizar trabalho infantil. No entanto, a empresa já tinha tido toda a sua cadeia de suprimentos auditada e, portanto, podia divulgar com segurança todas as suas relações comerciais e encarar o público com confiança. A divulgação revelou que a fábrica que tinha sido criticada não era um dos seus fornecedores. Graças às informações fornecidas continuamente pelas auditorias, a empresa pôde até mesmo mostrar que toda a sua rede de suprimentos é confiável. Os críticos acabaram por ter de retirar as suas acusações.

Quais são os problemas mais frequentemente revelados pelas auditorias de hoje?

O maior problema é a verificabilidade dos horários de trabalho. Ele é seguido por problemas de HSE, não apenas em relação às instalações físicas, mas também no manuseio de equipamentos como máquinas de costura e roupas de trabalho seguras. A discriminação existe especialmente na indústria têxtil, na qual as mulheres representam cerca de 80 por cento da força de trabalho. E em muitas empresas não há empoderamento dos funcionários. Como resultado, os funcionários não ousam expressar sugestões de melhorias ou fazer críticas que seriam realmente úteis para a empresa. Também investigamos esse aspecto.

Nossos auditores são os mais experientes do setor.

Frank Dorssers

Depois de ter concluído uma auditoria, como você se certifica de que os altos padrões são cumpridos?

Através de uma cooperação estreita com o cliente e seus fornecedores. Nossos auditores têm grande empatia quando informam uma empresa sobre seus pontos críticos. Trabalhamos em conjunto com o cliente para criar um plano de ação corretiva e, no mesmo dia, estabelecemos um prazo para que o fornecedor faça melhorias em áreas específicas. Em seguida, verificamos a conformidade em nossas auditorias de acompanhamento.

Por que as empresas devem contratar a TÜV Rheinland para realizar auditorias?

Nossos auditores atualizam continuamente suas habilidades, operam em todo o mundo e compartilham suas experiências todos os anos. Eles estão autorizados a auditar todos os padrões sociais internacionais atuais e também podem realizar auditorias com foco em outras áreas - por exemplo, proteção ambiental ou manuseio de produtos químicos. Isso economiza tempo e dinheiro. Podemos demonstrar que nossos auditores no setor de auditoria social, que existe há 20 anos, têm, em média, dez anos de experiência. Isso faz deles os auditores mais experientes do setor.

Downloads

pdf Perguntas e respostas sobre nossos métodos e processos de auditoria 200 KB Download
pdf Perguntas e respostas sobre nossos serviços de auditoria de cadeia de suprimentos. 155 KB Download
pdf As vantagens de uma auditoria da cadeia de suprimentos 142 KB Download

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossas auditorias de cadeia de suprimentos

Solicite um orçamento

Nossos Serviços de Auditoria de Cadeia de Suprimentos

Tópico Supplier evaluation with amfori BSCI Audits

Competitive advantages through a supplier evaluation according to the amfori BSCI Code of Conduct.

Tópico PSCI Audit Program

Supply chain auditing services based on the pharmaceutical industry’s sustainability standards.

Tópico SA8000

Gain a competitive edge through socially responsible leadership.

Tópico Sedex Audit (SMETA)

Document your social and ethical commitments with our Sedex audit in the widely-used SMETA format.

Tópico DETOX for Fashion Supply Chains

We test and train to support fashion industry’s voluntary compliance to the Greenpeace DETOX campaign. and the broader sustainability goals.

Tópico ASI Certification

ASI certification demonstrating the sustainable fabrication of aluminum products.

Tópico Responsible Business Alliance (RBA)

Our RBA audit helps the electronics industry improve social responsibility and safety performance.

Tópico ICS (Initiative for Compliance and Sustainability)

We are ICS accredited, providing professional social auditing services to clients worldwide.

Tópico WRAP Certification

Internationally recognized WRAP certification for export of products to US and other global markets.