current language
Portugal disponível nos seguintes idiomas:
Ou seleccione o seu website TÜV Rheinland do país que pretende

Testes de cadeiras de rodas e testes de equipamentos auxiliares de mobilidade

Testes de cadeiras de rodas e equipamentos auxiliares de mobilidade, de acordo com as normas internacionais relativas a estes produtos | TÜV Rheinland

Cadeiras de rodas e scooters de mobilidade mais seguras, com um parceiro experiente

A fim de assegurarem o acesso aos mercados mundiais, os fabricantes de dispositivos médicos, incluindo cadeiras de rodas e scooters de mobilidade, têm de respeitar os regulamentos que regem os seus produtos. Estes regulamentos, tais como a Diretiva europeia 93/42/EEC (MDD) relativa aos dispositivos médicos, encontram-se em vigor para protegerem a saúde e segurança dos consumidores.

Ao longo de mais de 30 anos, temos vindo a fornecer aos fabricantes de cadeiras de rodas e scooters de mobilidade serviços de testes e inspeção, incluindo avaliações dos documentos pré-venda, manuais de utilizador, documentação de serviço e etiquetagem permanente. Todos os testes são baseados em normas harmonizadas relativas aos produtos e os resultados são enviados num relatório claro e totalmente detalhado no âmbito da acreditação.

Na qualidade de membros do “comité espelho” nacional dos Países Baixos em matéria de cadeiras de rodas, estamos bem informados relativamente às potenciais mudanças das normas atuais e ao desenvolvimento, ao longo do tempo, dos métodos de teste. Por conseguinte, encontramo-nos numa posição sem igual para lhe disponibilizarmos aconselhamento e realizarmos inspeções que lhe possibilitem lançar os seus produtos em mercados de todo o mundo.

Contacte-nos esaiba mais sobre os nossos serviços relativos a cadeiras de rodas e dispositivos de mobilidade.

Os testes especializados permitem-lhe manter-se competitivo e em conformidade

Benefícios dos nossos serviços de testes de cadeiras de rodas e scooters de mobilidade | TÜV Rheinland
Acesso eficiente ao mercado, com os nossos testes abrangentes de cadeiras de rodas

O facto de fazer com que os seus produtos cheguem ao mercado de forma rápida e eficiente mantém-no à frente da concorrência. Com os nossos abrangentes serviços de testes internos, dispomos dos recursos necessários para garantirmos tempos de entrega céleres e um serviço global de assistência ao cliente, tudo isto a preços competitivos. As nossas pessoas de contacto encontram-se ao seu lado, para que a comunicação seja direta e a gestão do projeto eficiente. Isto permite-lhe ter um planeamento flexível.

Testes abrangentes de cadeiras de rodas e scooters de mobilidade

Os nossos serviços de testes foram concebidos para suportarem o processo de aposição de marcas CE , abrangendo ensaios mecânicos e de durabilidade, segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética (CEM), bem como outros testes adicionais.

  • Testes mecânicos e de durabilidade:
    Após decidirem quais destes testes são necessários para que se cumpram os requisitos do mercado, os nossos especialistas realizam um ou mais dos seguintes testes nos nossos laboratórios:
    • Testes estáticos e dinâmicos
    • Testes de estabilidade com vista a aferir a segurança na utilização
    • Velocidade e distância de travagem
    • Aceleração e desaceleração
    • Robustez e durabilidade
    • Desempenho a nível de condução

  • Testes de segurança elétrica e CEM:
    Realizados para avaliar o consumo de energia e eficiência energética, o desempenho do controlador, a totalidade do sistema de alimentação e as perturbações eletromagnéticas
  • Testes adicionais:
    Testes não normalizados, tais como os testes de segurança em caso de embate para fins de transporte da cadeira de rodas em veículos motorizados

Os testes são concluídos com uma análise efetuada por um especialista relativamente a toda a documentação, bem como um relatório final.

Normas aplicáveis aos testes de cadeiras de rodas e scooters de mobilidade elétricas

O nosso portefólio de serviços para fins de certificação de cadeiras de rodas e scooters de mobilidade inclui vários testes sistemáticos, em conformidade com uma vasta gama de normas.

  • Testes no âmbito da norma EN 12183 para cadeiras de rodas manuais
  • Testes no âmbito da norma EN 12184 para scooters de mobilidade e cadeiras de rodas movidas a eletricidade
  • Testes no âmbito da norma EN 12182 para dispositivos técnicos auxiliares destinados a pessoas com deficiências
  • Testes mecânicos para fins de conformidade com a série de normas ISO 7176, que descrevem os vários métodos de teste para cadeiras de rodas e scooters de mobilidade
  • Testes de segurança elétrica, em conformidade com a norma ISO 7176-14
  • Testes de compatibilidade eletromagnética (CEM), em conformidade com a norma ISO 7176-21
  • Testes de embate, em conformidade com a norma ISO 7176-19
  • Testes de resistência ao fogo, em conformidade com a norma EN 1021 ou ISO 8191

Além destas normas específicas aplicáveis às cadeiras de rodas e scooters de mobilidade, também podemos efetuar a certificação da gestão da qualidade, de acordo com a norma ISO 13485 e/ou ISO 9001.

As cadeiras de rodas e scooters de mobilidade são produtos médicos de Classe I, de acordo com a DDM europeia, o que significa que os fabricantes podem declarar, sob sua própria responsabilidade, que os respetivos produtos cumprem os requisitos essenciais estabelecidos pela Diretiva 93/42/CEE. Assim que os fabricantes tiverem compilado um dossier técnico (incluindo uma análise de risco e a sua própria Declaração de Conformidade relativamente aos requisitos da diretiva), podem candidatar-se à marca CE e lançar os respetivos produtos no mercado. Abaixo, encontra-se uma vista geral das normas europeias aplicáveis:

  • EN 12182 especifica os requisitos gerais e métodos de teste para os produtos de assistência e auxiliares técnicos destinados a deficientes que são considerados dispositivos médicos em conformidade com a definição estabelecida na DDM.
  • EN 12183 especifica os requisitos gerais e métodos de teste para cadeiras de rodas manuais destinadas ao transporte de uma pessoa com um peso máximo de 100 kg.
  • EN 12184 especifica os requisitos gerais e métodos de teste para scooters de mobilidade e cadeiras de rodas elétricas ou alimentadas por bateria, bem como para os carregadores de baterias.
  • Série ISO 7176 descreve os vários métodos de teste para cadeiras de rodas e scooters de mobilidade, de modo a permitir a determinação das dimensões, massa, espaço de manobra essencial e velocidade máxima, bem como a aceleração e desaceleração. As normas também descrevem os requisitos e métodos de teste para fins de compatibilidade eletromagnética das scooters e cadeiras de rodas movidas a eletricidade, bem como dos carregadores de baterias.

Líderes na área dos testes de cadeiras de rodas e dispositivos de mobilidade

Na qualidade de fornecedores externos experientes e respeitados, trabalhamos a nível global e de forma orientada para o cliente. Mas os nossos serviços vão além de assegurar a conformidade. Os nossos laboratórios encontram-se equipados com instalações de última geração, incluindo uma das maiores rampas de testes para cadeiras de rodas em todo o mundo. E além da nossa capacidade de realizarmos testes de validação em conformidade com as normas internacionais, também oferecemos aos clientes a oportunidade de utilizarem as nossas instalações de testes para realizarem trabalhos de investigação e desenvolvimento (I&D) sob supervisão de um dos nossos especialistas.

Contacte-nos e fale com um engenheiro de serviço sobre os nossos serviços de testes.

Faça uma visita ao nosso laboratório de testes.

Mais informações

pdf Folheto: Portefólio do serviço de cuidados de saúde 1 MB Download
pdf Folheto: Normas de segurança para cadeiras de rodas e scooters de mobilidade 379 KB Download

Isto também pode ser interessar-lhe

Certificação de acordo com a EN ISO 13485

Certificação de acordo com a EN ISO 13485

Validando o seu Sistema de Gestão da Qualidade.

mais

Dispositivos médicos (MDD)

Dispositivos médicos (MDD)

Dispositivos Médicos ajudam a Salvar Vidas.

mais

Marca CE

Marca CE

Transparência e segurança nos mercados europeus.

mais

Contacto

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!

Últimas páginas do serviço visitadas