current language
Portugal disponível nos seguintes idiomas:
Ou seleccione o seu website TÜV Rheinland do país que pretende

Qualificação de Soldadores e Procedimentos de Soldadura

Qualificação de Soldadores e Procedimentos de Soldadura

Garantir o cumprimento dos códigos de soldadura em todo o mundo

Os códigos e normas de soldadura abordam todos os aspectos de projeto e fabrico de componentes soldados, incluindo especificações de procedimentos de soldadura, controlo de qualidade e garantia de qualidade durante a soldadura e capacidades de soldadura necessárias para um determinado procedimento de soldadura em todos os setores da indústria. O código relevante é frequentemente especificado pelo cliente ou cliente final com um acordo contratual, a fim de controlar as características dos componentes soldados que podem afetar os requisitos do serviço. A conformidade com esses códigos de soldadura é, portanto, obrigatória.

Em casos que envolvem recipientes sob pressão, a conformidade com os códigos de soldadura para diferentes padrões de produtos é um pré-requisito para a obtenção da certificação necessária para recipientes sob pressão. Sem isso, não será permitido colocar o seu produto no mercado.

Os nossos inspetores de soldadura estão cientes de quais os códigos ou normas aplicáveis numa determinada área e entendem os requisitos do documento relevante. Podemos realizar vários serviços de qualificação e ensaios para verificar se o soldador ou operador de soldadura é capaz de fazer soldaduras dentro do âmbito dessa norma ou se as instruções nas especificações do procedimento de soldadura estão a ser cumpridas.

Prestamos serviços na qualificação de soldadores e procedimentos de soldadura para cumprimento dos requisitos da entidade American Welding Society (AWS) da API (American Petroleum Institute) e da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) , bem como, diversos regulamentos de recipientes sob pressão na Europa , como PED, TPED, SPVD ou o código alemão AD 2000-Merkblatt, ISO 3834, EN 1090 , EN 15085, ou DIN 2303.

Benefícios da nossa qualificação de soldadores e procedimentos de soldadura

Com os nossos serviços de Qualificação de Soldadores e Procedimentos de Soldadura, damos garantia de:

  • Operadores de soldadura cujas capacidades são verificadas e seguem as instruções numa determinada especificação de procedimento de soldadura.
  • Que a sua especificação de procedimento de soldadura produzirá um componente soldado com propriedades que satisfaçam os requisitos do projeto.
  • Qualidade dos componentes soldados.
  • Contar com os nossos técnicos qualificados com vasta experiência em ensaios de soldadura e qualificação de procedimentos de soldadura.
  • Cumprimento dos códigos e normas aplicáveis.
  • Tempo reduzido nas inspecções e ensaios.

Reduza o risco de responsabilidade da sua empresa com normas de segurança documentadas.

Contacte-nos para saber mais sobre como os nossos serviços de qualificação de soldadores e procedimentos de soldadura podem beneficiar a sua empresa.

Qualificação de Soldadura

O termo “qualificação” significa que um soldador ou operador de soldadura cumpre com os requisitos de uma determinada norma e está qualificado para realizar a soldadura dentro do âmbito dessa norma. Os soldadores certificados devem possuir as capacidades necessárias para produzir uma soldadura sólida, que seja visualmente aceitável e também cumpra com os requisitos de ensaio.

A TÜV Rheinland contrata inspetores de soldadura experientes e certificados pela American Welding Society (AWS CWI) que estão disponíveis para avaliar os seus soldadores. A qualificação dos soldadores pode ser realizada fazendo radiografias ou usando ensaios de dobragem, conforme exigido por muitos dos códigos de soldadura.

Na Europa, as qualificações do soldador são determinadas de acordo com a EN ISO 9606 ou ISO 14732. Podemos também qualificar soldadores envolvidos no fabrico de recipientes sob pressão abrangidos pela PED.

Para documentar as capacidades do soldador, emitimos os certificados de qualificação dos soldadores ou a qualificação de operadores de soldadura.

Qualificação de Procedimentos de Soldadura

A qualificação do procedimento de soldadura verifica a compatibilidade de materiais e técnicas capazes de produzir componentes soldados que estejam em conformidade com os códigos de soldadura e tenham propriedades mecânicas aceitáveis.

Para alcançar uma especificação exacta do procedimento de soldadura, ajudamos a desenvolver e avaliar os procedimentos necessários. A soldadura de qualificação é então inspecionada pelos seguintes ensaios mecânicos e não destrutitvos na preparação do relatório de qualificação do procedimento de soldadura (WPQR):

  • Diferentes ensaios de resistência, como ensaio de resistência à tração e ensaio de carga
  • Ensaio não destrutivo
  • Ensaio de dobragem
  • Macrografia
  • Ensaio de impacto Charpy
  • Análise metalúrgica
  • Ensaio de dureza
  • Ensaio de flexão lenta
  • Ensaio de carga
  • Ensaio de fadiga do material

Serviços adicionais de Engenheiro de Soldadura e Procedimentos de Soldadura

Prestamos serviços de engenharia e formação, permitindo que as empresas atinjam os seus objetivos com o cumprimento das normas da indústria para a qualificações de soldadores e procedimentos de soldadura para a maioria dos materiais.

Os nossos técnicos oferecem suporte a serviços de engenharia que abrangem toda a gama de atividades de soldadura, como engenheiros de soldadura, para questões de projeto, testemunho de procedimentos ou análise de falhas.

Contexto legal

Abaixo, encontra alguns dos mais importantes regulamentos e normas referentes à qualificação de soldadores e procedimentos de soldadura.

ASME

O Código de Caldeiras e Recipientes sob pressão da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) é uma das normas mais antigas e mais conhecidas para caldeiras e equipamentos sob pressão. Este código estabelece regras que gerem o projeto, fabrico e inspeção de caldeiras, recipientes sob pressão e outros equipamentos.

PED

A Diretiva de Equipamentos Sob Pressão (PED) é uma diretiva de produtos da UE que é obrigatória desde Maio de 2002. A PED é uma directiva para o projeto e fabrico de equipamentos sob pressão, com pressão máxima admissível superior a 0,5 bar.

ISO 3834: Requisitos de Qualidade para Soldadura

Esta certificação fornece um método para demonstrar a capacidade de um fabricante cumprir com os requisitos de qualidade de uma especificação, uma norma de produto ou um requisito regulamentar e demonstrar a conformidade com as normas internacionais e europeias.

EN 15085: Soldadura de Veículos Ferroviários e Peças de Veículos Ferroviários

Pedido de certificação e inspeção para a soldadura de veículos ferroviários e componentes. Aplicável em toda a Europa, a norma EN 15085 é a norma europeia relacionada com o projeto, fabrico e ensaios de equipamentos ferroviários.

DIN 2303: Requisitos de Qualidade para Organizações de Produção e Manutenção de Estruturas Militares

Requisitos de qualidade a serem cumpridos pelas empresas de produção e manutenção de produtos militares. A norma DIN 2303 especifica os requisitos mínimos para sistemas de qualidade e métodos para qualificação do fabricante no setor militar.

EN ISO 9606: qualificação de soldadores

Teste de qualificação sistemática que especifica os requisitos para qualificação de soldadores em soldadura por fusão.

ISO 14732: Pessoal de soldadura - Aprovação de operadores de soldadura

Esta norma especifica requisitos para a aprovação de operadores de soldadura para soldadura por fusão e estabilizadores de resistência para processos de soldadura totalmente mecanizados e automáticos de materiais metálicos.

Related Downloads

pdf Erosão na Raiz de Soldadura 285 KB Download
pdf Inspecção de Fabrico 654 KB Download
pdf Certificação de Recipientes Sob Pressão 335 KB Download
pdf Certificação do Fabricante em conformidade com a EN 1090 834 KB Download

Casos de Referência

pdf Caso de referência: Ensaios de Segurança de Geradores na Barragem de Aswan, Egito 96 KB Download

Isto também pode ser interessar-lhe

ASME e AD 2000

ASME e AD 2000

Serviços para Equipamentos sob Pressão – Marcação e Certificação Internacional.

mais

Aprovações Internacionais para Equipamentos sob Pressão

Aprovações Internacionais para Equipamentos sob Pressão

Aprovação Internacionalmente Reconhecida para Equipamentos sob Pressão.

mais

Certificação do Fabricante em conformidade com a EN 1090-1

Certificação do Fabricante em Conformidade com a EN 1090

Obtenha a certificação em conformidade com a norma EN 1090 para obter pleno acesso aos mercados europeus.

mais

Diretivas SEMI S2 e S8

Diretivas SEMI S2 e S8

A TÜV Rheinland pode realizar testes e certificação, de um modo rentável, para a indústria dos semicondutores.

mais

Ensaios Não-Destrutivos de Soldaduras

Ensaios Não-Destrutivos de Soldaduras

Cumprir com os requisitos AWI, API e ASME através dos ensaios não destrutivos de soldaduras da TÜV Rheinland.

mais

Produção e Funcionamento das Caldeiras a Vapor

Produção e Funcionamento das Caldeiras a Vapor

Segurança Sob Pressão.

mais

Produção e Funcionamento do Equipamento sob Pressão

Produção e Funcionamento do Equipamento sob Pressão

Serviço prestado por uma Única Entidade.

mais

Revisões Preliminares e Cálculos para Equipamentos Sob Pressão

Revisões Preliminares e Cálculos para Equipamentos Sob Pressão

Do Projeto à Conceção e Aprovação.

mais

Serviço de Avaliação - Aprovação Individual de Máquinas para os EUA e o Canadá

Serviço de Avaliação - Aprovação Individual de Máquinas para os EUA e o Canadá

Aprovação de Máquinas para os EUA e o Canadá.

mais

Contacto

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!

Últimas páginas do serviço visitadas