current language
Portugal disponível nos seguintes idiomas:
Ou seleccione o seu website TÜV Rheinland do país que pretende

Segurança para sistemas ferroviários

Gestão da segurança de sistemas ferroviários

Mais segurança e confiabilidade nas operações ferroviárias – com conceitos de segurança concebidos de forma personalizada

A segurança e confiabilidade são requisitos fundamentais para a utilização de sistemas ferroviários e transportes públicos – tanto para o tráfego de passageiros como de carga. A fim de transportarem passageiros e mercadorias do ponto A para o ponto B em segurança, mas também para garantirem a segurança dos funcionários e ativos em todos os momentos, as empresas que trabalham no setor dos transportes públicos enfrentam grandes desafios. Entre eles, encontram-se as inovações técnicas e as condições legais e regulatórias em constante evolução, mas também uma mudança no panorama da segurança ao nível global.

Os nossos especialistas fornecem serviços de assistência abrangentes – desde a realização de análises de risco, passando pela criação de conceitos de proteção e segurança, até à implementação ou otimização de sistemas de gestão da segurança (SGS). Com a nossa vasta experiência na área das operações ferroviárias seguras, nós o ajudamos a conquistar a certificação que a sua empresa precisa para operar.

Ao mesmo tempo, você pode otimizar a eficiência de suas operações, ao tornar os sistemas e aplicações mais confiáveis, ao reduzir os tempos de inatividade, falhas e acidentes, e ao diminuir os tempos de manutenção e reparo. O objetivo final consiste em aprimorar a atratividade geral dos transportes públicos e da logística.

Gostaria de saber mais sobre segurança nas operações e sistemas ferroviários? Então, contacte-nos!

Melhore a sensação de segurança para todas as partes interessadas

O mundo enfrenta eventos constantes e frequentemente dramáticos, com uma variedade de ameaças que têm de ser geridas da melhor forma possível. Os sistemas de transporte e, mais especificamente, as ferrovias, são vulneráveis.

Fornecemos conhecimento especializado no que se refere à proteção da segurança de ferrovias em geral, incluindo a cibersegurança para aplicações ferroviárias.

Com os nossos conhecimentos das normas e diretrizes internacionais relativas às ferrovias, ou das respetivas políticas governamentais, podemos ajudá-lo no que se refere à avaliação e desenvolvimento de medidas de segurança que identifiquem claramente as ameaças e o ajudem a concentrar os seus recursos no sentido de ultrapassar as vulnerabilidades identificadas.

Nós auxiliamos no desenvolvimento do conceito e introdução prática dos respetivos processos, a fim de aumentar a segurança do seu negócio e dos seus clientes.

Foco: O nosso procedimento de introdução e otimização de sistemas de gestão da segurança

Gestão da segurança ferroviária

Introduzindo um sistema de gestão da segurança no setor ferroviário

Sistema de gestão da segurança (SGS):

Um sistema de gestão da segurança permite- ao operador provar que dispõe de medidas e instrumentos adequados para gerir os riscos de proteção e segurança que possam ocorrer nas operações ferroviárias. Como parte do SGS, descrevemos todos os passos e fluxos de trabalho relevantes em termos de segurança, as responsabilidades do pessoal em todos os níveis, bem como a manutenção e melhoria contínua necessárias do modelo de SGS.

Os nossos especialistas podem dar-lhe bastante apoio ao longo da implantação de um sistema de gestão da segurança no seu negócio. Na Europa, é inclusive obrigatório ter um sistema de SGS implementado para se poder participar de operações ferroviárias.

  • As ferrovias/empreendimentos ferroviários precisam de ter uma certificação das autoridades de segurança nacionais (ASN), em conformidade com o Regulamento (UE) N.º 1158/2010, a fim de conseguirem obter a aprovação ou renovação da aprovação para as operações ferroviárias. Tal certificação só é concedida se houver sido implantado um sistema de gestão da segurança.
  • A fim de operarem infraestruturas ferroviárias públicas, as empresas de infraestruturas ferroviárias precisam de ter uma autorização de segurança, em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 1169/2010. Existem várias condições a cumprir para a obtenção dessa autorização de segurança, sendo uma delas o fato de ter sido estabelecido um sistema de gestão da segurança.
  • As empresas de transportes públicos e municipais se beneficiam da introdução voluntária de um sistema de gestão da segurança e da verificação da sua adequação ou preparação operacional.

Em todos os casos, os nossos especialistas disponibilizam apoio abrangente: Aconselham-no quanto à organização e desenvolvimento processual, ajudam-no a otimizar os processos existentes do sistema de gestão da segurança e a implementar novas medidas, e prestam-lhe auxílio com vista à obtenção da certificação ou autorização referente à segurança. No decorrer de workshops conjuntos, desenvolvemos um sistema prático de gestão da segurança que não só cumpre os requisitos legais, como também é incorporado à sua organização e bem acolhido ao longo das operações quotidianas. Além de o ajudarmos no que se refere ao panorama processual, também o apoiamos a conceber a sua avaliação do risco, e a preparar uma organização de auditoria, bem como a implementar um sistema de gestão documental com base nos requisitos.

Experiência e conhecimentos adquiridos para lhe proporcionarmos mais proteção e segurança nas operações ferroviárias

Os nossos especialistas prestam-lhe assistência com os conhecimentos abrangentes e vasta experiência que detêm relativamente ao setor e às operações reais. Você também se beneficia da nossa abordagem comprovada na prática, que se encontra normalizada e aprovada pelas autoridades. Os nossos serviços já deixaram muitos clientes satisfeitos. Veja o que temos para oferecer!

Tem algumas questões adicionais? Os nossos especialistas terão muito prazer em contactá-lo.

Isto também pode ser interessar-lhe

Formação ferroviária

Seminários sobre sistemas ferroviários – TÜV Rheinland

Seminários e cursos para o setor e sistemas ferroviários

mais

Contacto

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!

Últimas páginas do serviço visitadas