current language
Portugal disponível nos seguintes idiomas:
Ou seleccione o seu website TÜV Rheinland do país que pretende

Emissão acústica

Emissão acústica – TÜV Rheinland

Testes de emissão acústica para garantir que o equipamento é seguro no que diz respeito à pressão sonora

Verificar o equipamento de pressão em condições de tensão é essencial para manter a sua segurança e proteger os seus ativos. Quando determinado material é sujeito a tensão ou a uma série de alterações internas, gera energia a partir de origens localizadas, o que produz ondas sonoras.

Os nossos testes de emissões acústicas, realizados em conformidade com as normas da indústria EN 15495:2007 e EN 14584:2005, constituem um método não destrutivo para a deteção precoce de deformações em desenvolvimento, rachas, corrosão e defeitos no metal. Esta técnica assinala o defeito ativo, ou área de tensão, que estiver a desenvolver-se significativamente na estrutura e que possa pôr em perigo a integridade ou segurança do equipamento.

Através da monitorização das ondas sonoras emitidas em consequência das alterações nos materiais, as nossas inspeções podem fornecer-lhe as informações de que precisa para garantir o nível de segurança ideal. Com os nossos serviços de teste de emissão acústica, ajudamo-lo a detetar, prevenir e implementar medidas contra qualquer falha no seu equipamento de pressão.

Os nossos muitos anos de experiência no terreno, combinados com a competência dos nossos engenheiros de serviço, permitem-nos oferecer inspeções adaptadas às suas necessidades, fiáveis e com economia de tempo e de custos.

Marque uma reunião com um engenheiro de serviço, a fim de começar!

Teste não destrutivo (NDT - “Non-Destructive Testing”) para deteção de falhas e corrosões

Com a inovação e introdução de geometrias mais complexas nos depósitos de pressão, manter o seu equipamento em condições seguras de funcionamento passou a ser mais difícil. Implementamos métodos de emissões acústicas que permitem ultrapassar as dificuldades enfrentadas frequentemente ao realizar este tipo de manutenção. Em primeiro lugar, o nosso método abrangente não implica interrupções operacionais nem que os equipamentos tenham de ser desativados ou desligados. Pode ser executado com o material em funcionamento, o que o converte numa opção eficaz a nível de tempo.

Além disso, o nosso método não implica a introdução de pessoal, água ou energia no depósito. Permite-lhe monitorizar e inspecionar a totalidade do seu equipamento de pressão, desde os tanques até às soldaduras. Detetamos a energia emitida pelo próprio equipamento, obtemos “feedback” imediato e analisamos os resultados, permitindo-lhe adotar medidas de proteção numa fase precoce, tal como determinar os níveis de pressão adequados. Por fim, a nossa abordagem é holística, monitorizando a totalidade da área estrutural do equipamento de pressão, em vez de uma só área localizada.

Inspeção de emissões acústicas não invasiva

Teste de emissão acústica
Frequentemente, o teste de emissão acústica é realizado em paralelo com o teste hidráulico.

O teste de emissão acústica implica um mínimo de três sensores de emissões acústicas, os quais deverão ser instalados no exterior da estrutura, através de acesso por cordas, a fim de localizarem e expandirem a identificação dos defeitos por meio da deteção triangular das ondas acústicas emitidas. O processo envolve três fases principais:

  1. Antes do teste, é realizado um estudo de atenuação para se planear o posicionamento dos sensores.
  2. As respostas dos sensores são verificadas e os dados recolhidos são registados, a fim de se fornecer uma avaliação completa e compreensível.
  3. Após a avaliação dos dados ter sido concluída, é fornecido um relatório ao cliente com uma listagem das áreas específicas que precisam de ser sujeitas a um teste não destrutivo de acompanhamento.

O teste de emissão acústica é um método que pode ser aplicado a uma vasta gama de áreas e equipamentos de pressão:

  • Tubos
  • Tanques
  • Reservatórios esféricos
  • Materiais reforçados com fibras
  • Tanques e recipientes de estações de abastecimento de combustíveis
  • Reservatórios de gás e hidrogénio

Competência sem igual no que se refere a métodos de emissão acústica

Temos mais de vinte anos de experiência em técnicas avançadas de NDT e aplicações especiais. A nossa equipa de inspeção é uma das que possui melhores recursos em todo o mundo e o nosso extenso envolvimento no desenvolvimento de equipamentos, soluções de inspeção e cursos de formação acreditados demonstra o nosso empenho e liderança neste setor.

Saiba mais sobre as soluções personalizadas de emissão acústica para a sua empresa.

Saiba mais sobre os nossos serviços de emissão acústica

pdf Folheto – NDT de emissão acústica 160 KB Download
pdf Visão geral – Serviços de NDT 1 MB Download
pdf Folheto – Certificação de equipamentos de pressão 562 KB Download

Isto também pode ser interessar-lhe

Ensaios ultrassónicos “Phased Array”

Inspeção “Phased Array” | TÜV Rheinland

Avaliamos a qualidade e potenciais riscos do componente, através de uma inspeção ultrassónica “Phased Array” avançada (PAUT - “Phased Array Ultrasonic Testing”).

mais

Serviços de Inspeção NDT a Alta Temperatura

Serviços de Inspeção NDT a Alta Temperatura

A TÜV Rheinland fornece serviços de ensaios de ultra-sons a alta temperatura, até 500 °C

mais

Serviços de mapeamento da corrosão

Mapeamento da corrosão – TÜV Rheinland

Desenvolvimento de estratégias de manutenção preventiva condicional com o nosso sistema de captação de imagens por ultrassons.

mais

Time of Flight Diffraction (TOFD)

Time of Flight Diffraction (TOFD)

O ensaio Time of Flight Diffraction (TOFD) é o método mais fiável para detetar e dimensionar defeitos na soldadura.

mais

Contacto

Entre em contato conosco!

Entre em contato conosco!

Últimas páginas do serviço visitadas